Lesões do Ligamento Cruzado Anterior – LCA

O ligamento cruzado anterior – LCA é um importante estabilizador do joelho. A ruptura do LCA geralmente ocorre durante a prática esportiva, onde o corpo gira em rotação externa sobre o membro inferior apoiado no solo. Grande parte das vezes o paciente ouve um estalido no joelho. Imediatamente surge o derrame articular, provocado pelo sangramento interno do ligamento lesionado. O paciente pode ou não sentir dores no joelho, sendo que em média 30% dos pacientes não sentem dor e 15% continuam praticando a atividade física!

ligamento cruzado anterior LCA

Ligamento Cruzado Anterior – LCA

O que fazer na suspeita de lesão do LCA?

A primeira coisa a ser feita em caso de suspeita de lesão no LCA é procurar um ortopedista, pois é necessário a realização de movimentos específicos para avaliar se houve ou não a ruptura do LCA. Se o joelho esta muito inchado, pode ser necessário realizar uma punção articular para retirar o derrame articular. Após este procedimento, introduz-se o protocolo PRICE:
P (Proteção): Uso de muletas
R (Repouso): não praticar atividade física
I (Ice, gelo): aplicar gelo durante 20 minutos, 4-5 vezes ao dia, por pelo menos 5 dias. O gelo funciona como antinflamatório e também como vasoconstritor, reduzindo o sangramento.
C (Compressão): pode ser feito com um enfaixamento ou uso de uma ortese (joelheira)
E (Exercícios): os exercícios podem ser iniciados no dia apos o trauma. T^em o objetivo de manter o movimento da articulação, bem como o tônus muscular.
.


Os sintomas e a importância do tratamento em caso de ruptura do LCA:

O principal sintoma de ruptura do LCA é o falseio, ou seja, o paciente refere que em determinadas situações seu joelho ‘sai do lugar’ e não tem estabilidade em determinados movimentos, passando uma pequena sensação de insegurança. Isso é muito importante para entendermos o motivo pelo qual devemos tratar essa lesão. Quando sentimos um falseio, ou quando nosso joelho faz algum movimento anormal, alguma outra estrutura interna está sofrendo agressão. Desse modo, os meniscos e cartilagens iniciam um processo de desgaste que futuramente irá trazer outros problemas ao paciente.


Quais opções para tratamento em casos de rupturas do LCA?

O tratamento para ruptura de LCA pode ser cirúrgico ou conservador, mas, para isto devemos levar em conta uma série de fatores, como:
Qual o grau de instabilidade? O paciente tem falseios? Pratica algum esporte ou é sedentário? Qual a idade do paciente?
Portanto, você deve consultar um Cirurgião de Joelho, conversar sobre seus sintomas e expectativas e juntos decidir qual o melhor tratamento.


Tratamento conservador para rupturas de LCA:

Os objetivos do tratamento conservador para o LCA são: restaurar o arco de movimento completo da articulação e conseguir uma estabilidade do joelho, de modo que o paciente não tenha falseios e insegurança para realizar suas atividades.
Usamos um protocolo específico para a reabilitação, onde o paciente passará pelas seguintes etapas:
– Controle da dor e ganho de amplitude de movimento
– Reequilíbrio muscular das coxas, com exercícios específicos para cada caso
– Treinamento proprioceptivo (reflexos)
– Treinamento do gesto esportivo
Todo esse processo só é possível com uma sincronia perfeita entre o fisioterapeuta e o Cirurgião de Joelho.


Cirurgia para ligamento cruzado anterior rompido

A maioria dos pacientes com ruptura do LCA necessita de cirurgia. O paciente deve ser avaliado no consultório, onde testes específicos são realizados. Os mais comuns são: teste de Lachman, Gaveta Anterior e Jerk Test. Este último, quando positivo, é patognomônico de ruptura do LCA.
Uma ressonância magnética pode ser necessária para confirmar o diagnóstico ou mesmo para analisar a presença de outras lesões, como menisco, cartilagem e outros ligamentos. Em até metade dos casos, existe lesão do menisco associada. Nos casos de ruptura do LCA, uma lesão de menisco nunca deve ser tratada isoladamente, pois aumentará a instabilidade.
Os tipos de enxerto mais comumente utilizados para reconstruir o ligamento cruzado anterior rompindo são o terço central do tendão patelar e os tendões flexores (semitendinoso e gracilis). Utilizo de rotina os tendões flexores, reservando o tendão patelar para casos específicos.
A cirurgia de reconstrução do LCA sofreu avanços incríveis nos últimos tempos. Novas técnicas associadas a materiais de fixação de última geração, tornaram os resultados mais seguros e eficientes.
A cirurgia dura em torno de uma hora. O paciente tem alta no dia seguinte. Faz uso de muletas por uma semana, quando deve retornar à consulta médica e dar inicio ao processo pós-cirúrgico.

Veja um exemplo de ruptura do LCA

Noticias com Dr. Mateus Falcão: