Ligamento Cruzado Anterior
Como funciona o pós-operatório da Cirurgia de LCA
Na primeira semana deve andar de muletas sem apoiar o pé no chão. Na segunda semana pode apoiar o pé. Na terceira semana pode andar sem muletas. Pode ter variações desse período se tiver outros procedimentos como sutura de menisco e reforço ligamentar extra articular.
Não. Fica somente um curativo que vai ser trocada durante a consulta na semana seguinte a cirurgia. Nesse período não pode molhar no banho, sendo recomendado proteger o curativo com filme plástico na hora do banho. Na segunda semana o curativo vai ser trocado em casa diariamente limpando com gaze e álcool ou soro fisiológico e tapando novamente com gaze e micropore ou band-aid largo. Com quinze dias os pontos podem ser retirados.
De preferência após fechar 1 mês de pós-operatório.
Se você não é atleta, duas ou três vezes por semana é o suficiente. O período mínimo de fisioterapia é de seis meses. Porém o paciente ainda não está apto para o retorno ao esporte. Trabalhos recentes mostram que “atletas que retornam ao esporte antes de 9 meses pós-cirurgia do LCA têm 7 vezes mais chance de re-romper o ligamento.”
Então, o trabalho na fisioterapia, muitas vezes paralelo à academia, continuam pelo menos até o nono mês.
NÃO! Sabemos que é mais confortável colocar uma almofada embaixo do joelho quando esta deitado. Porém isso acaba restringindo a extensão. Um dos objetivos principais é acabar o primeiro mês pós-op com extensão total do joelho. Você pode dobrar e esticar o joelho conforme a tolerância. Pode ficar sentado com ele flexionado a 90 graus. Entretanto algumas vezes ao dia deve esticar a perna e colocar o calcanhar em uma banqueta para forçar o ganho de extensão.
– 7 dias: troca de curativo e orientação de exercícios básicos
– 14 dias: retirada dos pontos e inicio da fisioterapia
– Após, acompanhamos mensalmente até o sexto mês. Depois uma consulta a cada 2 meses.