Artrose no Joelho

A artrose no joelho é uma doença degenerativa caracterizada pelo desgaste progressivo da cartilagem que reveste a articulação. Com o tempo, essa deterioração provoca dor, rigidez e dificuldades para se movimentar. A condição é mais comum em pessoas acima dos 50 anos, mas também pode afetar jovens, especialmente aqueles que sofreram lesões ou possuem fatores de risco.

Condromalácia Patelar

A condromalácia patelar é uma condição caracterizada pelo desgaste da cartilagem que reveste a patela (rótula), resultando em dor e inflamação na parte da frente do joelho. É um problema comum entre atletas, pessoas que praticam atividades de alto impacto e até mesmo em indivíduos sedentários que apresentam desalinhamento da patela.

Lesões de Cartilagem

A cartilagem é um tecido fundamental para a saúde das articulações, funcionando como um amortecedor que reduz o atrito entre os ossos. Quando ocorre uma lesão, o impacto pode ser significativo, levando a dor, inchaço e limitação dos movimentos. As lesões de cartilagem são comuns no joelho, quadril e tornozelo e podem afetar tanto atletas quanto pessoas sedentárias.

Ligamento Cruzado Anterior – LCA

O Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é uma das principais estruturas do joelho, responsável por proporcionar estabilidade e controlar os movimentos da articulação. Ele se localiza no centro do joelho, conectando o fêmur à tíbia, e desempenha um papel fundamental na estabilidade rotacional e no controle de movimentos bruscos.

Lesões do Menisco

A lesão do menisco é uma das mais comuns no joelho, afetando tanto atletas quanto pessoas com rotina sedentária. O menisco é um tecido fibrocartilaginoso responsável por amortecer impactos e estabilizar a articulação do joelho. Quando lesionado, pode causar dor, inchaço e limitação de movimento. Na maioria das vezes o tratamento é cirúrgico. O procedimento pode ser meniscectomia (retirada da parte lesionada do menisco) ou sutura do menisco (realizado pontos com fios e instrumental específicos). Ambas técnicas são minimamente invasivas, sendo realizadas por artroscopia (cirurgia por vídeo)