Condromalácia Patelar

Se você tem dor no joelho para usar escadas, sentar com as pernas cruzadas, agachar-se ou mesmo correr, pode estar com condromalácia.

O que é condromalácia?

Condromalácia, condropatia patelar ou Síndrome da Dor Femoropatelar (SDFP), é uma patologia degenerativa que causa um amolecimento cartilagem da patelar (rótula) e conseqüente dor ao redor dela.

A patela esta em contato direto com o fêmur, numa espécie de sulco ou canaleta chamada de tróclea. No movimento de flexão e extensão do joelho a patela desliza dobre a tróclea, aumentado o braço de alavanca do músculo e tendão quadríceps. O princípio é semelhante à uma dobradiça. Dessa forma, podemos entender que a carga aplicada nessa articulação é muito grande. Numa simples atividade de subir ou descer escadas, chegamos a carregar 3-4 vezes o peso do corpo no joelho, enquanto em exercícios de agachamento ou corrida, 10 vezes!

Quais são os sinais e sintomas?

O quadro clínico de um paciente com condromalácia pode variar de acordo com o grau de acometimento da cartilagem da patela. Nos quadros iniciais o paciente apresenta apenas um desconforto eventual dependendo da atividade que está fazendo. Com o passar do tempo, a cartilagem que já esta fragilizada, inicia o processo de desgaste propriamente dito, com formação de fissuras e erosões. Nestes casos mais avançados, pode ocorrer:

    • crepitação: o joelho produz alguns estalidos, como se tivesse areia no interior
    • derrame articular: conhecido popularmente como água no joelho. E um aumento difuso na produção de liquido sinovial, provocado pela inflamação aguda ou crônica da articulação.
    • sinovite: inflamação da membrana de revestimento interno do joelho.
    • Diminuição da amplitude de moviemnto articular

Quais são as causas de condromalácia?

Trata-se de uma patologia multifatorial. Não podemos olhar somente para o joelho, pois muitas vezes a origem do problema pode estar nos quadris ou mesmo nos pés.

O mau alinhamento dos membros inferiores como no caso do joelho valgo, fraqueza muscular do quadríceps, pés planos e encurtamentos tendinosos são fatores predisponentes para o problema.

Associados a obesidade ou atividades corrida, saltos e agachamentos, tendem a aumentar o desgaste articular.

 

Tratamento

Não existe uma “receita de bolo” para o tratamento da condromalácia. Cada caso deve ser avaliado individualmente. Alguns pacientes com grandes desvios do joelho, bem como aqueles com instabilidade patelar podem necessitar correção cirúrgica. Outros, sem fatores predisponentes significativos, são manejados com controle do peso, reequilíbrio muscular, alongamentos específicos, mudanças de atividades e medicações para cartilagem. O objetivo principal é frear a progressão do problema. Lesões estruturais na cartilagem, como fissuras e erosões são, muitas vezes irreversíveis.

 

Noticias com Dr. Mateus Falcão: