O que são os meniscos e para que servem?
Os meniscos são estruturas fibrosas, compostos predominantemente de colágeno tipo 1. Eles são responsáveis por diversas funções no joelho. Os ossos que compõem o joelho (fêmur e tíbia) são assimétricos, sendo uma articulação instável. A primeira importante função dos meniscos é manter a congruência articular. Temos dois meniscos em cada joelho: o interno, também chamado de medial, e o externo, chamado lateral. Ambos desempenham um papel de amortecedor de impacto. Eles chegam a absorver até 50% da carga compressiva da articulação. Eles atuam também, distribuindo o líquido sinovial no joelho. Este líquido funciona como um lubrificante da cartilagem.
Quais os sintomas de lesão do menisco e como podemos diagnosticar?
Em lesões do menisco, tipicamente o paciente apresenta história de um pequeno entorse, sendo que grande parte das vezes é quando esta agachado. Uma cena clássica é quando o indivíduo está trocando o pneu do carro e tem um pequeno movimento rotacional no joelho. Pode ocorrer um click seguido de dor, que geralmente é leve. O joelho pode reagir, formando derrame articular até 48 horas depois.
O diagnóstico é feito através da história clínica e testes específicos no consultório de um médico especialista. Um exame de ressonância magnética pode ser necessário para confirmar a lesão no menisco.
Quais os tipos de lesão meniscal e como são tratadas?
Quando nascemos, 100% do menisco é vascularizado. Já na fase adulta, apenas 10 a 20% do menisco tem vascularização. Este é um fator essencial para entendermos o manejo das lesões de menisco.
A borda externa dos meniscos é bem vascularizada, por isso chamada de zona vermelha. Essa zona tem um potencial de cicatrização muito bom. As lesões de menisco que ocorrem na zona vermelha, são tratadas com sutura ou mesmo somente com repouso.
A borda interna dos meniscos não tem vascularização. Por este motivo, é chamada de zona branca. As lesões nessa zona são tratadas com meniscectomia, onde se faz uma retirada da parte do menisco lesionada. Para realizar este procedimento, temos o cuidado de retirar sempre a menor quantidade de menisco possível, visto que já sabemos da importância que ele tem no joelho.
Outro fator importante para entendermos o manejo das lesões meniscais é o tipo de lesão. Elas podem ser degenerativas, ocasionadas por desgaste ou agudas. As primeiras, temos tendência de tratar conservadoramente, ou seja, sem cirurgia. Já as lesões agudas tendemos a operar. Existem lesões meniscais chamadas de Lesões em alça de balde. Essas lesões ocorrem quando uma parte do menisco rasga e fica presa apenas pela sua extremidade, deixando um flap de menisco solto dentro do joelho. Essa parte solta do menisco, pode entrar em algum compartimento errado, deixando o joelho bloqueado, trancado. Também pode provocar sintomas de ressalto, ou seja, o paciente refere que tem algum tipo de falseio quando faz um determinado movimento. As lesões em alça de balde são sempre de tratamento cirúrgico, podendo ser necessário tanto uma sutura de menisco quanto uma meniscectomia.
Noticias com Dr. Mateus Falcão:
-
março 30, 20160 Comments
O futebol, além de ser o esporte mais popular do mundo, é um dos que…
-
março 30, 2016
Se tudo ocorrer como os médicos do Inter esperam, em mais duas semanas Rodrigo Dourado…
-
fevereiro 20, 2016
A Olimpíada do Rio ainda pode ter Valdívia. Wanderson Ferreira de Oliveira vive uma paciente…
-
agosto 26, 2015
Argel não é adepto do mistério. No entanto, o técnico teve um susto na cinzenta…